SGC - Sistema de Gestão de Clippings
FONIF - 115

FONIF - Sair (15)

Fome e Agricultura Sustentável - 17/06/2022

Observatório do 3° Setor - Notícias - MERCADO - SAO PAULO - SP

Fonte

Visitar

Unique visitors

7298

TextoPágina
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 2 da Agenda 2030 da ONU diz respeito ao combate à fome e a implementação de uma agricultura sustentável. No Brasil, os desafios para cumprir o objetivo são imensos.
De acordo com o relatório mais recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pessan), 33,1 milhões de brasileiros estão passando fome atualmente. O número é o dobro do observado em 2020, no início da pandemia de Covid-19 no país.
Enquanto isso, o governo federal praticamente zerou o programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar, chamado “Alimenta Brasil“. A medida fez com que cooperativas encerrassem suas atividades e impactou a qualidade dos alimentos oferecidos por projetos assistenciais.
Por outro lado, o Brasil vem batendo recordes na aprovação de novos agrotóxicos. Só em 2021, foram 562 novos pesticidas aprovados, sendo que 19 dos 45 praguicidas liberados têm substâncias tóxicas proibidas na União Europeia. Segundo um levantamento da organização Friends of the Earth, um brasileiro morre a cada dois dias de intoxicação por agrotóxicos.
Para refletir sobre Fome e Agricultura Sustentável, recebemos no Brasil ODS desta sexta-feira (17/06), Paulo Sérgio Pavinato, professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP); e Francisco Menezes, analista de políticas da Action Aid Brasil, uma organização internacional que trabalha por justiça social, equidade de gênero e étnico-racial e pelo fim da pobreza, que é também integrante do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da Agenda 2030.
O Brasil ODS - Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado
Clique aqui para visitar a materia original
Sobre a Sinopress | Privacidade | contato@sinopress.com.br | +55 11 3229.9000 | Fale com a Sinopress | Ajuda