SGC - Sistema de Gestão de Clippings
FUNDAÇÃO ABRINQ - 119

FUNDAÇÃO ABRINQ - Sair (15)

Orçamento Criança e Adolescente é discutido em Workshop - 13/04/2022

Prefeitura de Camaçari - Notícias - FUNDAÇÃO ABRINQ - CAMACARI - BA

Fonte

Visitar

CM/Coluna

430

Unique visitors

7945

Texto
O 1º Workshop sobre Orçamento Criança e Adolescente (OCA) de Camaçari foi realizado nesta quarta-feira (13/4), no auditório do Centro Universitário Famec (UniFamec). A iniciativa integra o cronograma da 7ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) da Fundação Abrinq, realizado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin).
A atividade foi aberta com a formação de uma mesa, e o secretário de Relações Institucionais, José Matos, destacou que “é um evento inédito na cidade de Camaçari. O prefeito Elinaldo Araújo é muito preocupado com as nossas crianças e vamos incluir na lei orçamentária anual, o orçamento exclusivo para a criança e o adolescente, para todos os eventos possíveis e imagináveis que os favoreçam”.
A organização é do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª Edição do PPAC, e a coordenadora, Janete Ferreira, falou sobre a ação. “Dentro das atividades que a gente tem que desenvolver, está a discussão do OCA. A gente vai culminar hoje nas oficinas, com a possibilidade de que Camaçari tenha a Lei Municipal de Orçamento Criança e Adolescente, mas isso, é claro, é um diálogo que vai durar esse ano todo, porque tem todo um movimento de sistema. A gente sai do campo de estimativa e vai para um campo mais preciso”, afirmou ao lembrar que terá um comitê permanente acompanhando a implementação.
A palestra Criança e Adolescente - a importância da atuação intersetorial, foi ministrada pela psicóloga do Centro Especializado de Reabilitação (CER) II, Lilian Regina. “Este é um tema que é um dos maiores desafios. Porque, muitas vezes a gente pega um usuário, e vou dar o exemplo do autismo, a gente trabalha com o plano terapêutico singular, em que a gente coloca o sujeito/usuário como centro do processo, e aí ele vem com uma vulnerabilidade social muito grande, então muito mais que reabilitar, eu preciso dialogar com os outros setores para que a gente tenha um olhar para além. E esses setores precisam estar abertos para receber, e juntos olhar o sujeito em uma visão multi”, afirmou.
Participaram ainda da mesa de abertura, os secretários da Saúde, Elias Natan, e de Turismo, Cristiane Bacelar, os subsecretários de Relações Institucionais, Oziel Araújo, e de Governo, Ilay Ellery, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Baja Carvalho, além de representantes das secretarias da Educação (Seduc) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), bem como do Conselho Tutelar e da UniFamec. O evento, voltado para 120 pessoas, contou com profissionais que trabalham diretamente com a criança e o adolescente, e aqueles ligados ao planejamento financeiro de cada pasta.
A coordenadora do Conselho Tutelar da Costa, Valéria Campos, 33 anos, participou do workshop e falou sobre a importância de existir esse orçamento, “principalmente nos investimentos dos serviços, já que tem alguns que acontecem na sede que não acontecem na costa, então muitos munícipes têm dificuldade de se deslocar. É importante a gente discutir esse orçamento, justamente para isso, para direcionar aos serviços que são mais urgentes e emergentes no momento”, finalizou.
Pela tarde ocorrem as oficinas: Dinâmica de associação do PMIA com o PMS (Plano Municipal de Saúde), ministrada pela Secretaria a Saúde (Sesau); 1ª Infância no Município de Camaçari, pela Sedes; e Inovação e tecnologias educacionais para promover equidade: desafios e avanços na rede de Camaçari, pela Seduc. No turno vespertino terá ainda a apresentação do resultado das oficinas, que servirá para o comitê do OCA; orientação e debate sobre proposta da criação do comitê do OCA; e encerramento com entrega de certificado.
Janete Ferreira Lilian Regina José Matos Valéria Campos Foto: Jean Victor
Clique aqui para visitar a materia original
Sobre a Sinopress | Privacidade | contato@sinopress.com.br | +55 11 3229.9000 | Fale com a Sinopress | Ajuda